Descrição
O livro está escrito com uma linguagem clara e acessível, mas não por isso carente de rigor científico. A autora transita por diversos temas, conceitos e autores até chegar à criatividade no ensino superior e, especificamente, nos cursos de pós-graduação stricto sensu.
A produção científica sobre os processos de criatividade nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu é escassa, o que valoriza o interesse e o trabalho científico-acadêmico nessa direção.
A obra destaca uma pesquisa realizada em nível de pós-doutoramento, a qual evidencia as possibilidades criativas para o trabalho pedagógico de professores de um programa de pós-graduação stricto sensu, assim como seus desdobramentos para o delineamento do processo de profissionalização continuada.
Uma pesquisa que, longe de ficar apenas no nível descritivo do fenômeno em foco, tenta compreendê-lo em sua complexidade constitutiva, uma vez que se converte em ponto de partida para o delineamento de ações intencionais direcionadas a promover o desenvolvimento da criatividade no trabalho pedagógico realizado no Programa, a partir de interessantes possibilidades de incorporação da dimensão criativa e inovadora.
Também a obra sinaliza para elementos estruturais e subjetivos que limitam, mesmo que não necessariamente impedem, as possibilidades de um trabalho docente muito mais coletivo e criativo por parte dos docentes dos programas de pós-graduação, entre eles algumas das exigências dos órgãos reguladores da pós-graduação no Brasil, orientadas mais por aspectos burocráticos e concepções quantitativas que pelo interesse real de promover a qualidade da produção científica e do trabalho pedagógico dos docentes.
Com um tom moderado, crítico e criativo, o livro aborda questões de indiscutível atualidade para todos os interessados no campo da criatividade e da educação. A paixão da autora por estes temas nos regala um livro que promove a reflexão e estimula a ação criativa e inovadora que a educação brasileira demanda.
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