Descrição
A presente obra brinda o leitor com uma concepção de criatividade enquanto potencialidade humana, permitindo descolar da imitação de modelos, liberar de ideias preconcebidas, para adoção de uma atitude flexível face aos desafios que a vida impõe.
Do mesmo modo que uma brisa refrescante em um quente final de tarde, as ideias constantes no livro possibilitam ao leitor refletir sobre a proposta de educar para a criatividade.
O livro ultrapassa a ideia de um compêndio teórico e ousa propor, de forma inovadora, o que denomina “educação criativista”: uma prática educativa que prima por ética e estética elevada, cujo objetivo requer e favorece uma profunda mudança de atitude em relação a cada um e ao entorno, resultando em “seres humanos íntegros, integrados, enfim, inteligentes, criativos e interessados o bastante”.
A pretensão da obra: instalar uma relação inovadora entre educando/educador/orientador/pesquisador que rompa com velhas formas de ensinar e desvele um novo fazer pedagógico interessante, instigante, inteligente e amorosamente construído.
Quanto à estrutura, o livro encontra-se organizado em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta a Criatividade como uma Lei Natural. Na sequência, o segundo capítulo intitulado Educar para a Criatividade: uma Perspectiva Criativista, apresenta um esboço de uma ação educativa fundamentada na criatividade e, por fim, o terceiro capítulo, que articula arte, ciência e espiritualidade como pilares indissociáveis da Educação Criativista.
Por fim, o leitor poderá compreender o que significa uma prática educativa criativa, que se propõe contribuir com o desenvolvimento integral dos educandos.
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