Descrição
O presente livro convida cada leitor a mergulhar no porquê do fato de que é chegada a hora de se tratar da consciência na prática pedagógica. Unindo a práxis educativa da autora com o seu diálogo com Ken Wilber e a construção discursiva da sua escrita a respeito da temática da consciência na educação, o livro apresenta profundas reflexões sobre a possibilidade da construção de uma genuína ação educativa que contemple a integração das dimensões do ser humano como um todo.
Na compreensão da autora, o projeto educativo deve, então, tentar integrar e não afastar o Ser Humano de si mesmo. Isto implica ter presente seus valores subjetivos, além dos objetivos, proporcionando aos educandos condições de uma formação adequada, de tal forma que possam descobrir, por si sós, suas tendências e seus valores próprios, bem como suas finalidades de existir, seus deveres naturais para com a vida, incluindo valores que envolvam as pessoas, de um modo geral, e o equilíbrio dinâmico nas relações cotidianas.
A autora indica que caberá ao educador saber expressar, com suas ações, o valor das coisas materiais e/ou espirituais. É evidente que o educador disposto a educar necessitará inicialmente, para tal, observar-se e verificar o que tem em si como valores, demonstrando-os em sua conduta. Afinal, é a conduta do Ser Humano que denuncia o seu grau de Consciência.
O presente livro pretende, portanto, atender a um apelo contemporâneo por uma educação integral, que transcenda a visão dual entre ciência e religião, apoiada no estudo da Consciência.
As inquietações são expressas também por outros pensadores, tais como Theda Basso e Aidda Pustilnik (2000), Ken Wilber (1990, 1994, 1995, 1998a, 1998b, 1999, 2001a, 2001b), Dênis Brandão e Roberto Crema (1991), Jacques Delors et al. (1999), entre outros. Esses autores compreendem que o presente momento está carente de uma proposta e uma prática educativa que aborde o Ser Humano de forma integral.
Na perspectiva de apresentar essa abordagem integral da educação, o livro chama atenção para o estudo da Consciência, e encontra-se estrutura em três partes: Na primeira parte, apresenta a compreensão da consciência na perspectiva dos fundamentos da psicologia transpessoal
Na segunda parte, evidencia a concepção de consciência como uma das mais importantes faculdades do Ser Humano, possibilitando-lhe integrar sentimentos, pensamentos e atos no dia a dia do viver, em prol de uma educação verdadeira.
Na terceira parte, destaca o importante papel da educação no despertar da consciência, indicando caminhos para a autointegração, autoconhecimento e autotransformação do Ser Humano, em busca da unidade de pensamento entre os conhecimentos religioso, filosófico e científico, através do sistema formal de ensino.
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