Descrição
O livro apresenta, de forma abrangente e ilustrativa, a compreensão de uma proposta de educação integral do ser humano, tendo como fonte a “Educação em Valores Humanos”, como vem sendo denominada a doutrina educativa emergente de Sai Baba.
O texto é simples, direto e consistente sobre o tema que se propõe a abordar e o leitor encontrará nele uma boa configuração do pensamento e da prática educativa, emergente das atividades do mestre “da síntese” entre as grandes religiões, assim como entre as grandes filosofias da humanidade, cujo nome sagrado é Sri Sathya Sai Baba.
Sai Baba se define como aquele que produz uma síntese de tradições sagradas e filosóficas, por isso, em seu emblema traz os símbolos do judaísmo, cristianismo, budismo, maometanismo, dadaísmo.
Tendo em vista oferecer ao leitor uma base filosófica que segue na mesma direção da doutrina de vida e da doutrina pedagógica de Sathya Sai Baba, o livro expõe, inicialmente, as perspectivas do pensamento filosófico de Ken Wilber, pesquisador norte-americano da Psicologia Transpessoal, que sente a necessidade, em seus estudos, de não deixar de fora os aspectos psicológicos constitutivos do ser humano, nesta experiência de vida, da mesma forma que não deixa de fora contribuições da história, da antropologia, da física quântica, entre outras áreas de estudos.
A presente obra evidencia, portanto, que uma visão integral do ser humano é, também, uma tarefa de filósofos e pesquisadores de variadas ciências contemporâneas.
A visão de Wilber ajudará o leitor a ver como Sai Baba, ao longo do tempo, propõe e constitui uma visão e uma educação integral.
Na perspectiva de dar conta desse desejo, a obra está estruturada em quatro capítulos. No Capítulo 1, o leitor encontrará os postulados teóricos de Ken Wilber sobre uma visão integral do ser humano. De acordo com esse autor, a abordagem integral acolhe as contribuições significativas do pensamento ocidental, bem como as contribuições significativas das tradições da sabedoria, predominantemente, do Oriente, que nos oferecem a chave para o entendimento do processo de integração do interior com o exterior no ser humano, como uma totalidade.
O Capítulo 2 inicia os leitores no mundo da cultura de Sai Baba, que se expressou por três vertentes: devocional, assistencial e educacional.
O Capítulo 3 trata da concepção educacional de Sai Baba. O desenrolar desta parte da obra se dá através da apresentação do entendimento da cultura Sai Baba sobre a finalidade da educação, o conhecimento, a função da escola, o papel do educador e o desenvolvimento integral do educando.
No Capítulo 4, apresenta a experiência educacional da cultura Sai: o Programa de Educação em Valores Humanos. É neste capítulo, ainda, que estão apresentadas as técnicas utilizadas com os educandos que participam do Programa e os respectivos benefícios propiciados, segundo as informações dos Institutos de Educação Sathya Sai, espalhados pelo mundo.
Em síntese, além de ser o resultado de um processo de investigação em nível de doutorado da autora, esta obra tem por objetivo ser um convite aos educadores para que se engajem numa prática educativa integral, o que significa olhar o ser humano pela sua multidimensionalidade.
O leitor se sentirá encorajado a empreender estudos semelhantes, paralelos e afins, superando possíveis preconceitos com as fontes de conhecimento, que tem como centro a visão e a vivência místicas.
A obra favorece a abertura de espaços nas mentes e corações para as múltiplas possibilidades de compreender e agir na vida, na busca sempre de um modo mais amplo e pleno de viver, consigo mesmo, com o outro, com o meio ambiente e com o sagrado.
Bons proveitos a todos os leitores que adquirirem este livro. Desejamos que sejam muitos.
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